SOPA DE LENTILHA COM BACON E CALABRESA

Sabe aqueles dias que sua cabeça está um tanto quanto turbulenta, que você quer dar uma sumida ou até mesmo dormir o dia todo para que o resultado de sua prova que está tirando seu sono e sossego chegue um dia melhor começe?!

Então, hoje é um desses.

Em dias assim NADA mais me conforta do que cozinhar. Parece que me desligo do mundo e que nada mais tem importância além do tempo de cozimento dos alimentos.

Mesmo com essa chuva que resolveu nunca mais parar nem diminuir, fui ao mercado para comprar os ingredientes pra fazer a sopa de hoje.

Minha mãe havia me pedido há alguns dias para fazê-la, mas estava empenhada em meus estudos e adiei.

É uma sopa clássica para dias frios e que você precisa dar aquele conforto pro estômago.

Bom, vamos ao que interessa:

Ingredientes

500g de lentilha

1L de água

3 colheres de azeite

1 celola grande picada

2 tabletes de caldo (de carne/galinha/legumes – o que seu coração pedir ou o que tiver na geladeira mesmo! – usei o de legumes)

½ gomo de calabresa picado em cubos

100g de bacon picado em cubos

Sal e pimenta do reino

Modo de Preparo

Em várias receitas que li, pediam para deixar a lentilha de molho por, pelo menos, 3 horas.

Como não estava com todo esse tempo, deixei-a de molho em 500ml de água morna por 30 minutos e acho que deu o mesmo efeito.

Depois, coloque a lentilha escorrida em uma panela de pressão com os tabletes de caldo e cubra-a com os outros 500ml de água.

Eu gosto dela mais grossa, se você preferir mais aguada, coloque mais água.

Tampe e deixe cozinhando por 25 minutos.

A minha panela é muito rápida e quando abri já estava tudo bem cozido. Se na sua não estiver, deixe mais um pouco enquanto prepara o refogado.

Bata 3 conchas da lentilha no liquidificador e junte ao restante.

Frite o bacon e a calabresa no azeite. (Sei que ambos soltam muita gordura, mas gosto de colocar azeite que dá um tempero extra e acho que não deixa com aroma de gordura.)

Depois que estiverem dourados, coloque a cebola e doure mais um pouco.

Misture o refogado à lentilha cozida e misture bem.

Tempere com pimenta do reino e acerte o sal, se necessário.

Deixe cozinhando em fogo baixo por uns 5 minutos para os sabores se misturarem e voilà!!!

 

(foto de sopa já não é a coisa mais linda desse mundo, ainda mais com a MEGA câmera que eu tenho… Mas ficou gostosa, juro! #belezainterior)

Gosto de uma textura extra, então peguei pão de milho que tinha em casa, passei azeite e deixei dourar no forno!

Piadas a parte, não sou muito fã de calabresa e coloquei menos do que o recomendado em outras receitas. Fica a seu critério a quantidade da mesma e dos outros ingredientes.

Pode colocar cheiro verde, coentro ou o que mais o seu toque de chef permitir!


 

