ESCONDIDINHO DE CAMARÃO + CHARDONNAY

Confesso que meu lado preguiça só me permite entrar na cozinha quando sei que os ingredientes estão na minha casa e não precisarei enfrentar filas no mercado.

Não achem que eu não gosto de mercado, pelo contrário, é um dos lugares que mais gosto de ir e ficar por horas vendo novidades e afins. É preguiça mesmo.

Meu pai foi pro Sul semana passada e trouxe kilos de camarão e resolvi gastar meus ~dotes gastronômicos~ com eles.

Ganhei de aniversário de dois amigos queridíssimos um jantar harmonizado na Grand Cru, onde desgustei e ganhei de presente esse vinho que escolhi para esse prato. É um Chardonnay (tipo da uva que em um próximo post darei mais detalhes) da Sierra los Andes (produtora do vinho), Mendonza- Argentina (Maradona, alfajor… Essa mesma!), safra 2010 (ano que foi produzido) de R$21,00.

CALMA GENTE! Com o decorrer dos posts vou descomplicando cada vez mais o mundo do vinho pra vocês!

Chardonnay é uma uva branca muito fácil de ser cultivada. Tem em quase todos países produtores de vinho no mundo. É fácil de beber e de sentir seus aromas (esses variam de produtor para produtor).

No caso desse que degustei e super recomendo, ela aparece bem frutada! Sente-se maçã verde e até um toque de pêssego. Um leve toque floral e na boca a acidez é bem equilibrada. Vai super bem com peixes e frutos do mar!

Vamos a receita, né?!

Tempo de preparo: Demorei 30 min pra preparar tudo, mais 15 de forno.

Recheio

1kg de camarão congelado descascado

1 tomate picado sem semente

1 cebola pequena picada

3 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho

1 colher de chá de curry *

1 colher de chá de tomilho desidratado *

1 colher de chá de tempero para peixes *

1 xícara de vinho branco ( o que você for beber)

2 colheres de sopa de creme de leite

1 colher de sopa de molho de tomate

Salsinha, coentro, cebolinha, sal e pimenta a gosto

E o que mais o seu coração desejar pra dar seu toque pessoal!

* Todos esses temperos são encontrados em qualquer mercado. Tem de saquinho, de potinho, por kilo…

Purê

5 batatas grandes

2 colheres de manteiga ou margarina ( o que tiver na geladeira mesmo…)

1 xícara de leite integral

1 colher de crame de leite

(Gosto de usar uma colher de requeijão cremoso, mas não tinha em casa!)

300g de parmesão ralado

Sal e pimenta do reino a gosto.

Purê: Cozinhe as batatas descascadase cortadas em cubos (com um pouco de sal) até ficarem bem molinhas. Amasse-as e coloque a manteiga e o leite. Em fogo baixo, mexa sempre até desgrudar do fundo da panela e tudo estiver derretido e bem misturado. Desligue o fogo e coloque o creme de leite,  a pimenta do reino e o sal. Reserve.

Recheio: Azeitinho na panela, deixe esquentar um pouco e coloque a cebola. Deixe dourar um pouco e coloque o alho e o tomate. Gosto de jogar um pouco dos temperos nesse momento pra dar um gostinho. No fogo médio essa mistura fica por uns 3 minutos e depois jogue o camarão*. Misture e jogue o resto dos temperos e o vinho. Deixe o álcool evaporar por uns 3 minutos, coloque o molho de tomate e tampe. Mais uns minutinhos pros temperos se mistuarerem, deslige a panela e misture o creme de leite.

*como o camarão é congelado, fervo-o antes por uns 5 minutinhos pois acho que a “primeira água” que o camarão solta bem fedida e pode passar gosto pro recheio.

Montagem: Pode ser feito em uma travessa grande de cerâmica ou vidro, ou em potinhos individuais. Eu ganhei uma Petit Casserole da minha mãe e fiz nela e em outras travessinhas que eu tinhaem casa. Serve cinco pessoas que não estejam morrendo de fome tranqüilo!

Unte a travessa com manteiga e forre com uma camada fina de purê. Coloque o recheio, cubra com uma camada mais grossa de purê e jogue o queijo ralado por cima! Meu forno tem a opção grelhar, e deixei por 15 min. Se seu forno não tiver essa opção, fique de olho até que o queijo derreta e fique dourado.

Voilà! Hora de provar! =)

Anúncios