PÃO INTEGRAL DE ERVAS

Aproveitando meus últimos dias de ócio desemprego férias nada melhor do que relaxar e fazer um pouco do que se tem pra fazer gosta. Então, resolvi preencher minha quinta-feira véspera de feriado tediosa tranquila procurando receitas legais pra vocês. Sim, se você está lendo isso e pensando “que fase, hein Theodora…”, você tem razão. É uma fase bem atípica, quem me conhece sabe que em véspera de feriado eu estaria ou arrumando as malas ou me preparando para alguma balada, mas não é o caso agora. MAH TAH TUDO BEM!

Só para vocês entenderem resumidamente….eu to de dieta. Dieta radical! Engordei mais de 15kg em pouco mais de um ano  (zica de mulher invejosa ctzaaaa) e sinceramente, acho lindo aquelas gordinhas estilosas, saudáveis e etc…mas pra mim, não rola. Não consigo ficar a cima do peso por muito tempo, então to mesmo de dieta. E o que isso me impede de viajar e sair de balada…? Bom, primeiro que não entro mais em roupa nenhuma, segundo que…. precisa mesmo de um segundo motivo? Pois eu tenho um segundo motivo! Não posso beber, não posso comer nada gostoso…ou seja, pelo menos por enquanto to de boa de enfrentar muitas tentações. Mais pra frente, seguindo uma reeducação alimentar mais tranquila… daí dá pra voltar a ter uma vida mais normal.

Na verdade não quero falar muito (mais) sobre isso, pois meu post pós-páscoa já está pronto e ele é exatamente sobre a dieta que eu estou seguindo, a Dukan Diet, baseada no consumo de proteínas magras e quase zero carboidrato. E é aí que minha receita de hoje entra…! O único carboidrato permitido nesta dieta é o farelo de aveia.

A receita que escolhi  é um pão integral feito em casa (ah vah!). A receita original pedia farelo de trigo, mas eu não achei então comprei farinha de trigo integral mesmo. Acredito que não mude muito, mas é sempre bom falar com seu nutricionista pra saber se você pode comer, né? Óbvio que independente da dieta que você faz, não vai comer o pão inteiro só por que é light também!

Ah! Adicionei ervas e sal à receita original, pra não ficar tão sem graça. Ainda não fiz pra ver se fica bom, estou indo agora pra cozinha e até o final deste post descobriremos juntos se isso vai dar certo. Enquanto isso, você confere os ingredientes:

Pão Integral de Ervas

6 colheres de sopa de farelo de aveia
3 colheres de sopa de farinha de trigo integral
15 colheres de sopa de leite em pó desnatado
1 pote de 185g de iogurte natural desnatado
3 ovos
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Alecrim e Orégano a gosto
Sal a gosto

Modo de fazer

Batas os ovos junto ao iogurte, o leite em pó e o fermento até obter uma massa bem lisinha. Dica: Coloque o leite em pó aos poucos, eu coloquei tudo de uma vez e foi mais difícil pra deixar a massa lisa, por que empelota muito.
Depois, acrescente o farelo de aveia, a farinha de trigo, as ervas e o sal e misture de novo.
Coloque em uma forma própria coberta com papel manteiga (eu esqueci de comprar, então untei com margarina light e farinha de trigo integral) e asse por 25 minutos em forno médio (180º graus) e depois mais uns 10 minutos em forno alto.

……………………………..(20 minutos depois)………………………………

Voltei! O preparo foi um sucesso…super fácil de fazer, não derrubei nada, não esqueci de nada, to me sentindo a versão feminina e brasileira do Olivier Anquier ! A massa fica linda, com uma textura ótima e um cheiro melhor ainda! Ah, eu aproveitei que to desfrutando de um braço digno de confeiteira e bati a massa na mão mesmo HAHAHAHAHA.

Agora me resta rezar para daqui a 25 minutos no forno eu ter um pão de verdade.

……………………………..(40 minutos depois)………………………………

E o desespero de ver que depois de 25 minutos sua obra de arte tá toda molenga no forno? Não sei o que aconteceu, a receita original falava 180º graus por 25 minutos, não sei se é meu forno…mas não rolou. Aumentei tudo, deixei no máximo aí sim ele  começou a assar. Ou seja, agora eu não sei se é melhor ja colocar em forno alto de vez, ou começar com ele baixo e depois aumentar. Esse negócio de forno é complicado…

Anyway, depois do susto deu super certo! Ficou meio feio lindo, textura excelente, super macio…! E o melhor de tudo, ficou MUITO gostoso. Juro!  A foto não tá lá essas coisas, mas….

Já posso casar.

Já posso casar.

Update: Acabei saindo ontem a noite e esqueci de publicar meu post! Sexta-feira Santa linda essa hoje, né gente? 

Anúncios