GOODBYE PÁSCOA, HELLO DIETA!

A Páscoa acabou e a temporada de começar AQUELA dieta está oficialmente aberta! Nada melhor do que a reeducação alimentar, saber balancear os alimentos corretamente, beber muita água, comer de três em três horas e claro…fazer bastante exercício.

Na verdade, não tem segredo. Eu que sempre tive tendência a engordar (a ser preguiçosa e a amar comida) já estou bem acostumada com dietas. Já freqüentei os Vigilantes do Peso, já fiz a dieta da sopa, do Dr. Atkins, de South Beach… já fui até em uma mulher que se dizia ser bruxa e dava uma tal de dieta holística para emagrecer. Whatever… já fui à vários médicos, já tomei uma porrada de remédio…uma verdadeira saga, quiçá o carma da minha vida. O fato é que todas as dietas funcionam quando feitas corretamente e o maior problema pra mim sempre foi conseguir manter meu peso.

Nem me desespero mais (mentira) e sempre há tempo para voltarmos à boa forma, não é mesmo? Tenho seguido a dieta do francês Dr. Dukan. Ela é divida em quatro fases e da mesma maneira da dieta do Dr. Atikins e de South Beach, tem como base a ingestão somente de proteínas e o corte quase total de carboidratos. A principal diferença é que na Dukan somente proteínas magras são liberadas.

Não vou me alongar muito, mas a primeira fase é chamada de Ataque e consiste em ingerir somente proteína magra, nem legumes e verduras são liberados, somente uma colher e meia de sopa de aveia por dia. A segunda fase, chamada de Cruzeiro, você já pode voltar a comer salada, mas intercalando com dias de pura proteína. A terceira fase é chamada de fase da Consolidação e é projetada para evitar a volta de ganho de peso repentino. Em um dia da semana você come somente proteínas, nos outros você pode comer salada e legumes e é nesta fase que alguns tipos de carboidrato como frutas e pães integrais entram. A última fase é chamada de Estabilização e ai você já consegue ter uma alimentação mais normal. Nesta fase você permanece tirando um dia da semana pra comer somente proteína e tem que consumir diariamente três colheres de farelo de aveia pro resto da vida.

Para mais informações sobre esta dieta, dê uma olhadinha no site oficial do Dr. Dukan. Aqui você encontra a dieta resumida em português.

Aqui no blog eu vou dar várias dicas de receitas gostosas permitidas nessa dieta, começando por um smoothie delicioso para você tomar no café da manhã ou no lanche da tarde.

Light Smoothie 

1 pote de iogurte natural desnatado
1 potinho de gelatina light do seu sabor favorito
1 col e meia de aveia (ou farinha de linhaça dourada)
Gelo
Adoçante

Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador

Fácil, né? E fica uma delícia! É bom porque dá pra segurar aquela vontade de comer doces e frutas no começo da dieta. Fora que é super refrescante e tem uma consistência ótima, fica parecendo um milkshake. Tenho que agradecer ao meu amigo Luíz Antônio mais conhecido com Cambojah que me deu essa dica que eu amei!

Espero que tenham gostado!

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