Minha versão do Salgado Maromba

Opa! Cá estou eu mais uma vez, após muito tempo sem escrever, para dar mais uma receitinha light! Deixando claro que a frequência em que eu resolvo fazer dieta é bem maior do que a frequência em que eu escrevo no blog! Desde junho de 2012 já se foram cerca de 16kg, entre idas e vindas do amor.

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É difícil? É. Cansa? Cansa. Irrita? Muito! Mas tudo compensa. Como sempre tive muita tendência a engordar, a minha alimentação sempre foi bem restrita, mas com o passar do tempo a gente vai descobrindo que não é impossível se alimentar bem e de maneira gostosa.  Ainda mais agora que tudo e todos resolveram ser extremamente saudáveis e postar tudo no instagram!

Foi exatamente fuçando e revirando todas as hashtags ligadas à fitness e boa alimentação que eu descobri o tal do “Salgado Maromba”, uma excelente opção de baixa caloria, low carb e rica em proteínas, para os dias em que cansamos do filé de frango.  Peguei um pouco mais firme nesses meses que antecedem o carnaval (causa justíssima!) e resolvi tentar a minha receita, pra incrementar minha dietinha pré-carna.

Pesquisei em alguns blogs (a receita original é da Tati Guidi) e vi algumas versões diferentes, que me chamaram a atenção. Percebi que a base da massa é sempre frango + legume (vi sugestões como couve-flor, brócolis e cenoura). Vi também uma receita com ricota na massa e achei interessante. De resto, foi achar o que tinha de legal na geladeira e bora! Receitinha pronta!

Massa
– 2 filés de peito  de frango
– 1 cenoura
– 100g de ricota fresca
– 1 clara
– 2 col de sopa de água
– Sal
– Pimenta do reino
– Mix de temperos secos

Recheio
– 1 polenguinho light
– 2 tomates-cereja

Empanar
– 1 gema
– Mix de farelo de aveia e fibra de trigo

Modo de fazer IMG_9981
Cozinhe o peito de frango e a cenoura, até ficarem bem macios. Depois de cozidos, bata-os no mixer (não use liquidificador, não dá certo!) com a ricota, água, temperos e com a clara. Essa mistura toda vai ficar parecendo uma massinha mesmo. Coloque no congelador por 10 a 15 minutos (sem deixar congelar) e depois abra a massa e recheie com ¼ de polenguinho e ½ tomatinho cereja. Faça uma bolinha (que fofo)! Depois, pincele seus salgados  com a gema e empane com o mix de farelo de aveia e fibra de trigo. Coloque no forno a 205º graus por cerca de meia hora. DONE!

Cada porção (essa receita deu 4 porções) tem cerca de 162kcal, ou seja, bem sossegado e uma opção excelente pra acompanhar uma salada verde.

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